sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O NOVO CIRCO CHEGOU


Bom, os irmãos que me conhecem, sabem que não sou um apologista, nem tampouco tenho a pretensão de ser o dono da verdade, ou ainda, um “gosth busters”. Mas após ter recebido nesta manhã um vídeo onde um “reverendo” anunciava o “CIMENTO DA BENÇÃO” segundo ele o cimento especial da casa própria, do negócio próprio, a ser adquirido por uma “singela” oferta, decidi escrever umas poucas linhas...

Por acaso você já se deu conta que hoje parte dos evangélicos adoram uma atração extravagante? Já reparou que algumas comunidades evangélicas ficam lotadas de gente curiosa para ouvir pregadores e pregações no mínimo esquisitas?
Penso que a continuar assim logo ouviremos algumas "convocações solenes" do tipo (mais parecida com anuncio de atrações circenses):
- Venham ver a menor cantora do mundo!!
- Não deixem de assistir ao show do pregador anão!!
- Venham ouvir a menininha de 3 anos que já é pregadora!!
- Assistam ao mais novo pastor do mundo!
- Conheça o cantor fanho mais ungido do planeta!
- Venha assistir o cara que morreu com 10 facadas e ressuscitou.
- Ouça o testemunho da mulher que foi esposa de satanás, etc.
Irmãos em Cristo; Vamos combinar! A igreja de Jesus não é um circo! Chega de ouvirmos absurdos como os ensinados por falsos profetas que ao longo dos anos tem propagado doutrinas que se contrapõem em muito a ortodoxia cristã.
Confesso que estou cansado disso. Não me interessa as elucubrações nem tampouco as viagens esquizofrênicas daqueles que mercantilizam a fé, a Palavra de Deus me basta!

Há alguns anos vi um cartaz que dizia: “venham assistir a mais nova pregadora do Brasil”. Ora, o convite não se fundamentava na qualidade do pregador nem tampouco na sua homilia, ou capacidade teológica de expor a fé, mas sim no inusitado, no esdrúxulo, no aberrativo. Para piorar a situação, o tempo em que as igrejas deveriam destinar à pregação da Palavra tem sido gasto com testemunhos manipuladores e interesseiros de pessoas que se sentiram agraciadas pelo “gênio da lâmpada mágica” recebendo carros, casas e dinheiro.

Deus! Falta-me palavras para retratar minha indignação! O que fizeram do cristianismo? Que evangelho louco é esse? Ora, este não é, não foi e nunca será o Evangelho do meu Senhor.
Diante do exposto acredito piamente que os conceitos pregados pelos reformadores precisam ser resgatados e proclamados a quantos pudermos, até porque, somente assim, poderemos novamente sair deste momento preocupante e patológico da Igreja evangélica.

“Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus, Soli Deo Gloria”
Pr. Robson Alves 
Secretario  Executivo da CBN- E/S

Um comentário:

  1. Gostei muito de sua fala nesse texto e acredito plenamente que as igrejas de nossos dias tem a responsabilidade de uma vez reforamda sempre reformada ou no mínimo está sempre reformando. Como já pesam alguns teologos a pós modernidade que estamos vivendo tem levado a igreja a se afundar no mercantilismo da fé e quando não, temos visto algo que Weber não preveu que é o reencatamento do mundo, mas agora com uma roupagem bem mais dogmatica e capitalista do que éra praticada pelos mediavais: Tudo agora gira em torno do "sagrado" e fazem o comércio do sagrado, vivem disso, brigam por isso,o louvor virou fabrica de dinheiro e animadores de auditórios, as retóricas das pregações estão voltadas para a prosperidade e milagres aqui e agora. Deus? Que deus? Ele tronou-se o genio da lâmpada mágica para satisfazer nossos anceios pessoais e carnais e quando isso não acontece ainda se ouve alguem gritando segundo ele em oração " vou colocar Deus na parade, ou se Ele não abrie o mar, vai me fazer passar sobre as águas". Até onde isso vai nos levar. É claro que a igreja precisa se moldar às novas formas de comunicação, numa linguagem que atenda a modernidade em que ela está inserida, sem perder sua INTIMIDADE, IDENTIDADE e PRÓPOSITO.
    Esse é o grande desafio:
    1) Trazer a Bíblia de volta à intimidade com identidade e propósito. Pois todas as vezes que isso aconteceu, houve um avivamento extraordinário.
    Foi assim nos dias do rei Josias (2 Reis 23.1,2), houve grande avivamento pois Israel se voltou para a Palavra do Senhor. Todos os grandes avivamentos da história têm a ver com o retorno à Bíblia. Foi assim com Lutero, John Huss que foi queimado vivo, John Wesley, Francisco de Assis, Savanarola que foi excomungando pelo Papa, foi torturado pela Cúria romana, e queimado vivo em praça publica.

    2) Buscar um novo método de comunicação da Bíblia.
    Contextualizar a Bíblia as necessidades do século da pós-modernidade.

    3) As quatro decisões mais importantes na vida da igreja da
    Modernidade:
    Conversão – Consagração – Casamento – Carreira

    Sds

    Ronaldo Bragunci Alves
    Email- inalvabragunci@hotmail.com

    ResponderExcluir