sábado, 29 de janeiro de 2011

HOMENS DE DEUS - Por: Pr. Robson Alves

Em sua primeira epístola a Timóteo no capítulo 6 vs 11-14, Paulo nos ensina que um “homem de Deus” deve ser identificado por aquilo do que “foge” por aquilo que “segue”, por aquilo pelo qual “luta” e por aquilo ao qual é “fiel”. A Bíblia aponta de maneira clara  e imperativa a necessidade de que os “homens de Deus” tenham caráter íntegro e sejam de profunda piedade. Atentando para o que Paulo descreve também em sua epistola aos Tessalonicenses (2:1-12), observamos que “homens de Deus”, precisam de uma missão concedida pelo próprio Deus (v. 1-2), de uma genuína motivação (v. 3-6) e de maneiras gentis (como mãe ou pai para seu próprio povo).

Todavia, o que temos observado, é que muitas derrotas têm abatido “homens de Deus”, porque os mesmos não têm mais fome por santidade. Infelizmente alguns estão vivendo como atores, representam diante do povo o que não vivem em seus lares ou em suas vidas privadas. Usam máscara, vivem uma mentira, pregam sem poder, pretendendo ou apresentando ser nos púlpitos aquilo que não são na realidade. É impossível ser BOCA DE DEUS e carregar ao mesmo tempo um coração entupido ou carcomido por impurezas (Jr 15:19), é impossível lidar de forma elevada e santa com as coisas espirituais e lidar de forma má e impura com as coisas terrenas.

A vida de um “homem de Deus” ao invés de repelir por seu paradoxo pragmático, precisa estabelecer uma ponte a fim de aproximar as pessoas, seu “modus vivendi” deveria encorajar as pessoas a saírem da transitoriedade, da passividade de concordar em discordar, a entregarem-se definitiva e exclusivamente a Cristo.

Infelizmente no Brasil e no mundo alguns “homens de Deus” têm caído em terríveis pecados provocando escândalos, produzindo grande sofrimento ao povo de Deus, e, afastando o evangelho do pecador. Catástrofes espirituais que vão de pastores adúlteros e mercenários à filósofos pragmáticos cujo importante não é mais  a verdade mas o que funciona, o que dá certo,  têm se tornado inaceitavelmente muito frequente.

“Homens de Deus” precisam lembrar-se de que a Palavra de Deus não pode ser mudada, atenuada ou torcida para agradar os ouvintes. Ela é imutável, e “homens de Deus” precisam pregá-la integralmente, completamente e fielmente. Nossas práticas cristãs devem ser fundamentadas na verdade, pragmatismo sem ortodoxia é misticismo, e, misticismo tem que ser rejeitado.

Um “homem de Deus” santo é uma poderosa arma nas mãos de Deus!

Pr. Robson Alves dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário