sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AVIVAMENTO, MISTICISMO OU AVIVAMENTO MÍSTICO ? O QUE ESTÁ ACONTECENDO? - Por Robson Alves

Indubitavelmente a igreja evangélica no Brasil tem experimentado um crescimento numérico, que vai além daqueles previstos pelos pesquisadores e estudiosos do fenômeno.  Não obstante a este “fenômeno” comprovado, comparando-o com outros avivamentos históricos como, por exemplo, o acontecido nos EUA com Jonathan Edwards, George Whitefield e outros, ou ainda na Europa com Philip Spener, João Wesley, os Moravios, ou porque não citar Charles G. Finney, Charles H. Spurgeon, etc. ecoa em nossa mente uma indagação: - Por que, em nossa experiência de avivamento não temos observado, o amor e a perseverança na Palavra de Deus, a perseverança na comunhão, oração, a dedicação a missões, e sobre tudo a legítima ação social promovida pela integralidade do evangelho?

Depois de prantear ao refletir sobre uma possível resposta a esta indagação, concluí:

A despeito de um grande número de pessoas estarem sendo alcançadas, a maioria delas não tem recebido um ensino consistente e sobre tudo fiel das Sagradas Escrituras. Os neófitos brasileiros estão convivendo diuturnamente com o perigo do sincretismo religioso que têm prevalecido em muitos púlpitos evangélicos país a fora, trazendo o misticismo para dentro do arraial evangélico brasileiro e consequentemente tornando o Brasil não um país “evangélico”, mas assumindo a carapuça de “místico” que sempre nos cobriu. Muitos “líderes religiosos” que agitam a “Espada do Espírito” não possuem a destreza para usá-la, carregam-Na, mas desconhecem seu conteúdo, distorcendo através de sermões equivocados a Sua mensagem. Tais “líderes religiosos” ensinam a Palavra de Deus, mas apenas para reforçar seus interesses inconfessos, e, assim fazendo não pregam a Bíblia, mas os pensamentos enganosos de seus corações.
Como resultado então deste crescimento, temos então uma verdadeira “Acromegalia” (transtorno relacionado ao gigantismo) na igreja brasileira, pois uma geração de neófitos analfabetos da Bíblia procura por milagres e coisas extraordinárias, mas não por conhecimento da Palavra de Deus, se tornam obcecadas por prosperidade e cura e não pela salvação, desejam sentir-se bem não querendo ser confrontadas pela Palavra de Deus.

O genuíno avivamento, já experimentado por alguns, levará a Igreja do Senhor a ser “melhor” do que o mundo em que ela está inserida, se a Igreja for igualzinha ao mundo, se tiver as mesmas aspirações, os mesmos desejos, ela deixará de ser o sal da terra, ela será a terra da terra e portanto será enterrada com ela pela história.

“Venha o Teu reino”.

Pr. Robson Alves

Um comentário:

  1. Prezado colega Pr. Robson,
    realmente seu texto coloca o dedo na ferida e aponta algumas das causas para tanto desclábrio em nosso meio. No último dia 09/02 falei à Ormiban Central em Belo Horizonte-MG sobre o tema Um Ministerial Pastoral Com Excelência. Perguntei aos colegas o que nós éramos? Afirmei que não éramos nem Batistas nem Pentecostais, mas uma gosma denominacional sem forma. Se não formos firmes quanto à Palavra nada nos restará. Somente aprofundaremos o caos deste país. Nosso crescimento numérico não vem acompanhado de crescimento doutrinário. Hoje os evangélicos no Brasil têm 200.000 Km de extensão e 2 cm de profundidade.
    Parabéns pelo excelente texto.
    Tomo a liberdade de colocar um link em meu blog do seu, ok?
    Um abraço
    Em Cristo
    Pr. Luiz Fernando R. de Souza
    MINISTÉRIO FORCA PARA VIVER

    ResponderExcluir